top of page

SINASEFE - 136ª PLENA indica às bases que deliberem sobre os rumos da greve

No Domingo, 20 de setembro, aconteceu a 136ª Plenária Nacional do SINASEFE, que reuniu mais de 100 servidores para debater quase que exclusivamente a nossa greve 2015.

ABERTURA E INFORMES

Na abertura da PLENA, feita por nossa Direção Nacional (DN) e Comando Nacional de Greve (CNG), a pauta do fórum foi lida e aprovada sem ressalvas e/ou inserções.

Neste quarto fórum de base do nosso movimento paredista, por questões de limitações de tempo - já que os debates durariam apenas um dia - os informes das Seções Sindicais tiveram apenas 1min30seg de duração, metade do usual. O foco dos mesmos foi justamente a situação de cada base sobre a nossa greve.

DN, CNG, CSP-Conlutas, Fasubra Sindical, Fonasef e Andes-SN também registraram seus informes ao plenário.


CONJUNTURA


Nele os presentes à PLENA expuseram as concepções e acúmulos acerca do nosso movimento paredista, que chegava ao seu 70º dia e demonstrava avanços pontuais nas negociações, resistências de algumas bases e limitações de outras mais extenuadas com a paralisação.

Após as intervenções das análises de conjuntura, foi a vez de organizar o que foi encaminhado e deliberar junto aos delegados o que fazer. E serão essas decisões que trataremos nos próximos parágrafos.


INDICATIVO DE SUSPENSÃO E 137ª PLENA

A deliberação mais polêmica, talvez, tenha sido esta: o indicativo de recuo organizado da greve, com indicativo de data para 30 de setembro (quarta-feira da próxima semana).

É importante afirmar - para evitar mal entendidos - que nossa greve nacional continua ativa; a PLENA não alterou nada acerca desse status. O que foi aprovado é um indicativo de suspender o movimento paredista, a ser debatido nas bases e encaminhado à 137ª PLENA, que voltará a ser realizada em Brasília-DF já no próximo final de semana (26 e 27 de setembro).

A partir dessa consulta às bases, os delegados do quinto fórum da nossa greve atual decidirão pela supensão ou continuidade da paralisação em curso.

Nossa próxima Plenária Nacional terá a convocatória e pauta lançadas em nossos veículos de comunicação ainda nesta semana, mas a data e cidade já podem ser confirmadas: 26 e 27/09 (próximos sábado e domingo), em Brasília-DF.


PROPOSTA DA SETEC/MEC

Ainda que pouco avaliada por ser um item recente em nossos debates, a resposta dada na noite da última sexta-feira (18/09) pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) foi vista como um avanço conquistado por nossa greve e também será remetida às assembleias das bases para deliberação do SINASEFE NACIONAL na próxima Plenária.

Por votação, os delegados expuseram a condição de favorabilidade ao aceite do que foi proposto no ofício nº 969/2015 pela Setec/MEC. Um documento explicativo da DN e CNG do SINASEFE será lançado no início desta semana, esclarecendo de maneira detalhada os atendimentos propostos aos itens de nossa contraproposta pelo governo.

SOBRE A SRT/MPOG

A mesma contraproposta já respondida pelo MEC foi entregue, também, à Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Contudo os itens de competência da SRT/MPOG ainda não foram respondidos.

Para buscar agilizar tal processo, um pedido de resposta será feito nesta semana, de modo que até a próxima PLENA tenhamos em mãos uma resposta oficial do MPOG para debater e deliberar no fórum.




Posts Destacados 
Posts Recentes 
Meus Blogs Favoritos
    bottom of page